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quinta-feira, 29 de maio de 2014

Diferenças Fundamentais entre Montessori e os Outros Métodos de Ensino.





Montessori



ü  Respeito por diferenças individuais;

ü  Motivação própria e processo de aprendizagem centrado na criança;

ü  Salas com idades misturadas, onde as crianças aprendem observando os colegas;

ü  Aprendem no seu próprio tempo, livres para se aprofundar numa matéria o quanto desejarem e de acordo com seu entusiasmo;

ü  Crianças aprendem praticando na sala de aula com a supervisão ou assistência de um professor quando necessário;

ü  A sala de aula é usada como biblioteca ou fonte de pesquisa e estudo: as crianças são livres para se mover e cansam menos;

ü  O conhecimento é adquirido através de materiais concretos, cientificamente desenhados para acrescentar o pensamento conceitual e levar a abstração;

ü  O professor verifica no dia a dia o aprendizado das crianças através das apresentações e observações



Outros Métodos de Ensino



ü  Ênfase na formação de um grupo;

ü  Ênfase nas notas, punições e recompensas como motivação

ü  Estudantes agrupados cronologicamente para se adequar ao planejamento dos professores;

ü  Ensina-se através de aulas pré-estabelecidas para todos os alunos assistirem ao mesmo tempo;

ü  Alunos devem praticar sozinhos e serem graduados por suas lições de casa ou trabalhos não monitorados;

ü  Estudantes trabalham em carteiras e passivamente sentam e ouvem às longas aulas oferecidas;

ü  O conhecimento freqüentemente consiste em memorização de informações irrelevantes de conhecimentos abstratos não relacionados às experiências diárias das crianças;


ü  Os testes marcados não levam em consideração a preparação de cada indivíduo. Os estudantes são intimidados e ensinados que passar de ano é mais importante que saber.

       
                                                                               Fonte: Colégio Montessori Campinas

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